Prime Produção e Qualidade

Consultoria Prime para implementação ou instalação de ferramentas da qualidade mais adequadas para seu negócio.

Por que contratar uma consultoria especializada em produção e qualidade?

Ao contrário do que muitos pensam, qualidade não se trata de um custo e sim um investimento, pois em um processo onde os parâmetros de qualidade estão inseridos em toda a cadeia produtiva, consegue-se resultados expressivos. Com a redução da variabilidade dos processos, eles se tornam padronizados, gerando uma redução de custos significativas devido a redução de retrabalhos, reprocesso e desperdícios. A Prime possui especialistas em ferramentas de qualidade ideais para o seu negócio, trazendo implementações nos processos tornando assim este cada vez mais produtivos, eficientes e eficazes, deste modo, trazendo maior economia e doravante rentabilidade no seu negócio.

A Prime Produção e Qualidade oferece os seguintes serviços:

Ferramentas de qualidade

5S- A ferramenta que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, eliminando itens desnecessários nos locais de trabalho, gerando uma organização de forma eficaz, melhorando o nível de limpeza, criando normas a serem seguidas e incentivando melhoria contínua.

Implementação de ISO 9001-  Conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. Analisando todo o processo e garantindo a padronização, monitoramento e documentação de todo o processo ou ação que tenha influência no produto ou serviço. Conferindo maior organização, produtividade e credibilidade.

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (APPCC)- Programa criado pela Pillsbury Company em 1959 para cumprir as exigências da NASA para o fornecimento de alimentos aos tripulantes de viagens espaciais. O método baseia-se na identificação de pontos do processo de produção / processamento dos alimentos onde podem ocorrer falhas que podem propiciar a contaminação dos mesmos. Garantindo a inocuidade do produto final até sua chegada ao consumidor.

O Controle Estatístico do Processo (CEP) Conjunto de ferramentas, que auxiliam na diminuição da variabilidade do processo, permitem o alcance de um processo estável, tratam-se de uma ferramentas estatísticas, tanto para o desenvolvimento quanto para o monitoramento de processos produtivos, isto implica na melhoria contínua dos processos.

PCP – O Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos, podendo ilustrar algumas ações como: planejar as necessidades futuras da capacidade produtiva, planejar os materiais comprados, planejar os níveis de estoques, programar as atividades de produção e etc. Realizando todas estas atribuição através de implantação de sistemas operacionais adequados e tomadas de decisão para melhoria de determinado processo.

Gestão de Estoque – Uma boa gestão de estoque trás números extremamente positivos em relação à economia para qualquer empresa, pois configura um importante ponto de economia em relação à diminuição de perdas. É de fundamental importância para uma gestão eficiente de estoque: controlar o seu nível, mantendo-o sempre no volume ideal e possuir métodos de controle através da implementação de ferramentas adequadas.

O bom funcionamento da cadeia logística e abastecimento são de suma importância o sucesso de qualquer negócio. A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Tomando como base ferramentas como PDCA, MASP, Matriz SWOT, Matriz de causa e efeito, planejar e implementar um projeto de melhoria continua é fundamental para que o negócio não perca competitividade. Deste modo oferecemos duas filosofias de produção que tem como parâmetro central diminuição de perdas e maximização de lucros: TPS (Toyota Production System) e Lean Manufacturing.

TPS – Tem como objetivo principal aumentar os lucros por meio da eliminação de desperdícios, com foco nas atividades que agregam valor, apoiados nos três pilares: just in time, controle da qualidade, zero defeitos e automação.

Lean Manufacturing – A aplicação desta filosofia reside em encontrar estes desperdícios no ambiente e reduzi-los drasticamente. Ir aonde o problema acontece e eliminar os procedimentos onde não há valor agregado ao cliente, ou seja, que ele não está disposto a pagar. É de extrema importância o conhecimento detalhado dos processos envolvidos e aplicação das ferramentas adequadas para torna-los mais eficientes. Tem objetivo da melhora produtiva através da redução dos 8 desperdícios comuns, de modo a reduzir os custo com o que é desnecessário: Produtos defeituosos, produção excessiva, estocagem, movimento de pessoas/máquinas excessivo, transporte desnecessário, espera ou ociosidade e o processamento excessivo.

TQM – O TQM, cuja versão para o português seria Gerenciamento da Qualidade Total, compreende o gerenciamento das relações entre todos os envolvidos com a existência da empresa, deste modo, podemos dizer que o conceito de Qualidade Total expande a necessidade de se ter Eficácia e Eficiência no relacionamento de todos os elementos que compõem o modelo da empresa inserida em um contexto mais amplo, através da utilização de ferramentas adequadas.

Solicite um orçamento